Com a intenção de oportunizar ao público em geral conhecimentos específicos sobreempreendedorismo, o Parque Tecnológico Oceantec e a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Innovatio) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) realizaram na noite destasexta-feira (8), a palestra "Transformando ideias em negócios", durante a 38ª Feira de Artesanato do Rio Grande e 21ª Feira de Comércio, Indústria e Serviços (Fearg/Fecis). No espaço Co.Place, a atividade reuniu estudantes, professores e gestores de empresas incubadas, além de interessados no tema "Transformando ideias em negócios", com os palestrantes Lívia D'Avilla (FURG) e Samuel Ongaratto (UCPel).

Lívia abriu a temática, trazendo a discussão sobre uma “grande ideia” como oportunidade de negócios e Samuel centrou sua fala em como as características do comportamento empreendedor podem auxiliar a transformar um problema em oportunidade. Conceitos, dicas e casos práticos fizeram parte das abordagens.

Aos que desejam empreender, Lívia faz um alerta: “mais do que ter uma ideia, ter uma grande sacada, [é preciso] entender se ela é uma oportunidade de ganho de mercado”. Já Samuel acrescenta que o foco deve estar em procurar um problema e oferecer uma solução. “E problema, num contexto de crise, é o que mais temos”, completa.

De acordo com o coordenador de Empreendedorismo e Incubação de Empresas da FURG, Alessio Almada, a palestra surgiu do desejo de expandir as ações do Oceantec e da Innovatio na Fearg/Fecis, “para além do público que já está conosco no ambiente de inovação”. Isso porque, no sábado (2), outro evento permitiu que incubadoras e incubados da região sul e central do Estado trocassem experiências e estabelecessem parcerias.

Nessa primeira ação, os participantes tiveram a oportunidade de realizar apresentação condensada do modelo de negócios das empresas e elaboração de co-working, além de aprender sobre direitos de startups. Também aprofundaram conhecimentos sobre inovação e incubação em palestra do gestor do Complexo Tecnológico Unitec, da Unisinos, Carlos Eduardo Aranha.

Novas ações - Para Alessio, o evento de sábado representa o “primeiro passo numa aproximação maior entre incubadoras e incubados”. A intenção dos organizadores é, a partir de agora, formar uma rede, no sul do Estado, entre os ambientes de inovação da região, buscando qualificá-los, a exemplo do trabalho desenvolvido na Rede Gaúcha de Incubadoras de Empresas e Parques Tecnológicos (Reginpe), da qual Oceantec e Innovatio participam.

O assessor de Gestão do Oceantec, Artur Gibbon, adianta que novas atividades, junto à comunidade, estão previstas para o próximo semestre. Oceantec e Innovatio devem iniciar em agosto um projeto de educação empreendedora, aprovado em edital do Sebrae. “É uma outra forma da Universidade fazer a interface com a comunidade rio-grandina”, revela. A proposta tem como objetivo fomentar a cultura da formação empreendedora entre estudantes e comunidade.

por Tammie Faria Sandri,
tammiefaria@furg.br

Perfil dos Administradores - Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul – CRA-RS

Prezado (a) Administrador (a):

O CRA-RS realizou, em 2011, uma pesquisa sobre o Perfil do Administrador Gaúcho, visando conhecer as tendências profissionais na área geográfica de abrangência do nosso Estado afim de atualizar a última pesquisa de 2007.

A pesquisa foi realizada pela internet, mediante uma amostra retirada do universo de 16.041 Administradores com e-mail cadastrado no CRA-RS.

As perguntas focalizaram aspectos acadêmicos, profissionais, gerais e de mercado além de licitar sugestões e opiniões.

Assim, apresentamos a todos o resultado desse estudo.

Boa leitura!