DEFINIÇÃO

As atividades complementares são componentes curriculares que possibilitam o reconhecimento, por avaliação, de habilidades, conhecimentos e competências do aluno, inclusive adquiridas fora do ambiente escolar, abrangendo a prática de estudos e atividades independentes, transversais, opcionais, de interdisciplinaridade, especialmente nas relações com o mundo do trabalho e com as ações de extensão junto à comunidade. Além disso, constituem-se em um importante instrumento de integração entre alunos, através da realização de congressos, fóruns e simpósios, além da participação em trabalhos de ensino, pesquisa e extensão.

Para que o aluno se forme no Curso de Administração é necessário completar 20 créditos correspondentes a atividades complementares, podendo estas serem distribuídas em: matrículas complementares, monitorias, bolsas, estágios extra-curriculares, produções técnicas ou científicas, publicações, participações em eventos, visitas técnicas, viagens de estudo, cursos de língua estrangeira e informática.

 

REGULAMENTO

A discriminação de cada atividade complementar válida para o Curso de Administração, juntamente com o número de créditos atribuídos e limite máximo de créditos por atividade complementar estão detalhados no Regulamento das Atividades Complementares do Curso de Graduação em Administração

  • Regulamento das Atividades Complementares (Download)
  • Atividades Complementares (créditos)  (Download )

 

PROCEDIMENTO PARA VALIDAÇÃO DOS CRÉDITOS REFERENTES ÀS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

O aproveitamento da carga horária das atividades complementares será computado mediante comprovação de participação e de aprovação, conforme o caso, e após análise pela Coordenação do Curso de Graduação em Administração da FURG. Cada aluno possuirá uma pasta própria, localizada na Coordenação de Curso de Administração, contendo cópia das atividades complementares apresentadas e aceitas pela coordenação, e o total de créditos computados.

  1. Entregar cópia do(s) documento(s) comprobatório(s) da Atividade Complementar realizada, mediante protocolo, na Coordenação do Curso de Administração
  2. Aguardar análise e decisão da Coordenação do Curso de Administração quanto à atividade realizada e sua pontuação (o registro de carga horária das atividades complementares solocitadas obedecerá os limites fixados para cada grupo de atividade(s) definido do Regulamento das Atividades Complementares do Curso de Graduação em Administração)
  3. Acompanhar o número de créditos validados e acumulados durante o curso

Perfil dos Administradores - Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul – CRA-RS

Prezado (a) Administrador (a):

O CRA-RS realizou, em 2011, uma pesquisa sobre o Perfil do Administrador Gaúcho, visando conhecer as tendências profissionais na área geográfica de abrangência do nosso Estado afim de atualizar a última pesquisa de 2007.

A pesquisa foi realizada pela internet, mediante uma amostra retirada do universo de 16.041 Administradores com e-mail cadastrado no CRA-RS.

As perguntas focalizaram aspectos acadêmicos, profissionais, gerais e de mercado além de licitar sugestões e opiniões.

Assim, apresentamos a todos o resultado desse estudo.

Boa leitura!